Mostra Territórios de Cultura

Artes Integradas

Apresentação das oficinas do projeto Territórios de Cultura realizadas no ano de 2019 na cidade.

Teatro Municipal Maestro Flavio Florence

09/12/2018 às 15:00 (320 minutos)

Endereço: Praça IV Centenário, s/nº, Paço Municipal de Santo André, Centro, 09015-080, Santo André, SP

DIA 09/12 – 15 HORAS

O Doente Imaginário
Teatro – CESA Vila Humaitá
Orientação: Renata Moré
O Grupo Vivendo e Aprendendo conta a famosa história de Molière em que Argan, um homem rabugento e mão de vaca, planeja casar sua própria filha com um médico a fim de se livrar das contas com sua própria saúde.

16 HORAS
Histórias da Vida
Teatro – CRISA
Orientador: Esdras Domingos

Integrantes do Grupo de Teatro do CRISA narram grandes momentos de suas vidas de forma divertida. São memórias que passeiam pela infância, a experiência da escola, casamentos, as tristezas e amores.

Oroboros - Cidade dos homens. Cidade dos ratos.

Teatro – CEU Marek

Orientação – Lígia Helena

A Cia. Estranha de Teatro foi formada nas orientações do programa Territórios de Cultura no CEU Marek. Na cidade de Oroboros o prefeito proibiu as canções, as danças, eliminou os corações dos homens. Mas Eloah, menina Deus, vai descobrir a força de seu povo e lutar para conquistar os corações dos homens.

18 HORAS

DANÇA PARKOUR RABISCO PQ. CELSO DANIEL ÁRVORE CAÍDA

Artes Integradas – Parque Celso Daniel

Orientador: Caio Zanuto

O espaço é o elemento primordial da criação. Assim foi escolhido desenvolver um vídeo arte sobre as relações com a grande árvore caída localizada no Parque Celso Daniel. O vídeo foi captado durante todo o projeto a partir dos elementos da dança contemporânea, do parkour e do ato do rabisco em relação com o parque e o entorno.

(exibição de vídeo)

Super-hiper-mega-blaster heróis

Artes Integradas – CESA Vila Floresta

Orientador – Tales Jaloretto

Um imenso portal se abre no País Floresta Verde, o mal quer invadir. Disfarçados em suas profissões diárias, nossos super-hiper-mega-blaster heróis detectam o perigo de seus países, e se unem na Floresta Verde para enfrentá-lo. Será que conseguirão devolvê-lo em tempo antes do portal fechar?

(exibição de vídeo)

Mutações
Teatro – CESA Parque Novo Oratório
Orientação: Rosana Damas
A peça trata de mutações ou metamorfoses biológicas e sociais, baseada em textos de Gabriel Garcia Marquez, Franz Kafka e Vinicius de Moraes. Uma importante cientista relata suas pesquisas no campo das mutações e simultaneamente vão acontecendo as cenas.

Apresentação de violão
Música – CESA Santo Alberto e CESA Vila Floresta
Orientação: José Marcio
Apresentação das turmas de violão do CESA Santo Alberto e Vila Floresta com repertório de músicas brasileiras.

“A escola” e “Quem tem medo de discutir gênero?”

Teatro – E.E. Amaral Wagner

Projeto realizado pela Cia. Estrela D”alva - “Escola itinerante de teatro”

Apresentação de duas cenas elaboradas pelas turmas que participam do projeto onde abordam assuntos que estão em seu convívio social e escolar.

“A escola”
É nela que o mundo se vê representado.
Nas relações sociais, pessoais, de gênero e de crença.
O cotidiano das alunas e alunos põe uma lupa sobre o descaso com a juventude e a luta diária que vai além de qualquer maturidade.
Esta turma da Escola Itinerante de Teatro decidiu discutir o mundo através de situações de seu dia escolar.

“Quem tem medo de discutir gênero?”
Ao contrário de um pensamento que quer excluir a juventude de determinadas questões, e sabendo que é nesse período que mais se concretiza a formação do sujeito, esta turma da Escola Itinerante de Teatro emerge seu trabalho a discutir a construção social dos corpos masculino e feminino. E põe em cheque qualquer padronização que desconsidera a descoberta de si ou que age violentamente sobre os corpos que se querem ver livres de qualquer convenção social.

Circo – Centro Comunitário Sacadura Cabral
Orientação – Hélio Costa
Apresentação dos alunos do Centro Comunitário Sacadura Cabral que vivenciaram durante um semestre uma experiência com as artes circenses através de jogos e brincadeiras, valorizando o potencial individual com a força do coletivo.

Se não houvesse o amor

Danças urbanas: Centro Comunitário Sacadura Cabral

Orientador – Casper

Coreografia que faz relação com o coletivo de ações cotidianas que forma a palavra amor, muitas vezes deixada de lado nos tornando apenas máquinas, o que seria de nós sem...
A-titude de transformar nossas vidas.
M-orada conhecer de onde viemos e quem somos.
O-uvir mais o próximo e respeitar a todos.
R-efletir sobre tudo sem sermos manipulados.

Super-ação

Danças urbanas: CESA Jd. Irene

Orientador – Casper

Visando transformar e potencializar nossas visões e ações cotidianas, surge o super-ação, que vem de encontro na relação de como foi construída a coreografia, superando não somente as dificuldades técnicas das danças urbanas mas principalmente nossa relação com o próximo e com o mundo em que vivemos.

Likeshamp

Danças Urbanas – CEU Marek

Orientador – Soneka

Em meio a tantas situações fáceis ou difíceis colocamos uma hipótese que

podemos sim encarar a dança como diversão e também uma forma de construção!

Do Tempo ao Tempo

Danças Urbanas – CESA Vila Floresta

Orientador – Soneka

A velocidade, nosso tempo, o tempo de cada um e o tempo que construímos.

Live Painting
Técnicas de desenho para graffiti – EMEIEF Elaine Cena Chaves Maia - Santo Alberto
Orientador: Marcelo Silva Dantas
Realização de pintura ao vivo com os alunos da oficina onde eles aplicam as técnicas aprendidas em aula.

Programa Ação Cultural e Territorial

O Projeto Territórios de Cultura da Secretaria de Cultura, dentro do Programa Ação Cultural e territorial, pretende articular, sobre a base territorial do município de Santo André, ações de compartilhamento de conteúdos culturais e/ou artísticos .